Bioinformática


SEQUENCIAMENTO DE GENES MARCADORES

Sequenciamento de DNA de genes específicos pode ser usado para identificação de espécies e de mutações pontuais em genes de interesse biológico (genes marcadores). Este conhecimento pode ser aplicado na detecção de contaminantes em alimentos ou produtos para biocontrole de doenças agrícolas, identificação de novas espécies e variações genéticas que proporcionam resistência de fungos e bactérias a produtos químicos.


MICROBIOMA

O sequenciamento de DNA de marcadores genéticos em larga escala (metabarcoding) permite a identificação e medição de abundância de fungos e bactérias em amostras complexas. Essa tecnologia pode ser aplicada para avaliar a composição global de produtos industriais biológicos e de amostras ambientais (solo, raízes, folhas, frutos).


METAGENÔMICA

O sequenciamento de genomas de fungos, bactérias e vírus em amostras complexas fornece uma visão global de genes que podem ter influência no surgimento e progressão de doenças em plantas e animais.


EXPRESSÃO GÊNICA

O estudo de transcriptomas em larga escala permite a avaliação conjunta da expressão de milhares de genes de uma amostra, e mede como um ou mais organismos respondem a diferentes situações. Essa abordagem pode ser usada para avaliar como uma comunidade microbiana de um produto biológico responde a variados estresses bióticos ou abióticos, tais como a presença de agentes químicos ou variações de temperatura e umidade.


SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS

Serviço de sequenciamento de genomas para descrição completa de genes e identificação de polimorfismos, obtendo um banco genético de espécies de importância biológica e comercial.


BIOINFORMÁTICA

Análise de dados de sequenciamento de DNA/RNA: montagem de genomas e de transcriptomas, análise de expressão diferencial de genes, busca por marcadores genéticos específicos (genes ou mutações pontuais específicas), entre outras.